No reinício das atividades nesta Comunidade Escolar, só resta uma resposta: Ninguém. Todos saíram perdendo. Desde o cidadão a administração deste Estado.
Enquanto escola, local propício para instruir novos personagens com conhecimento técnico para o mercado de trabalho, também soma-se a formação das consciências de pessoas que conviverão na sociedade em diversos âmbitos.
Perguntamos então:
- de que tipo de médico você quer receber tratamento?
- por qual motorista você quer ser transportado?
- que tipo de babá você deseja que cuide de seus filhos?
- que tipo de relacionamento seu filho terá com você?
- em que tipo de sociedade você quer acordar amanhã?
Começamos no grupo familiar a que pertencermos, se a tivermos, e prosseguimos a construção de nossa consciência perpassando, de forma marcante, pela escola.
Mas o que marcará o indivíduo, no que ele tiver de melhor? Somente se estiver estudando numa escola privada? Estará a escola pública fadada a ser conduzida para um "desaparecimento"? Somente se o professor também "desaparecer".
Mais uma vez, após mais um enfrentamento de forças, ainda não me convenceram que o melhor está num "local privado". O melhor está onde eu faço o meu melhor, seja como cidadão ou como governante, como aluno ou professor.
Onde você está agora? E amanhã? Você está preparando o seu melhor ou o seu pior? Cada um sabe a sua resposta.
Por isso, caros alunos, colegas, concidadãos deste Estado e nação, não deixem que lhes convençam de que o pior vale mais. O que vale mais é o melhor.
E por esse período desafiante que todos nós estamos passando, vale caros colegas e alunos, a nossa ação. Tenhamos uma boa intenção, e nada valerá sem a ação. Tenhamos uma boa ideia, e nada vai acontecer sem a ação. De nada adiantará o coletivo, se não acontecer a ação.
Então, vamos a ação.
Embora este ano de 2015, o ano letivo não tenha sido movimentado em nossa comunidade escolar como nos anos anteriores, "muitas águas vão rolar", e não serão águas sujas não. Águas de movimento, de ação.
Desde aulas que ocorreram aos sábados, com participação de alguns professores da escola, dos encontros com alunos e professores do Projeto Jovem de Futuro a alguns encontros para tomadas de decisão, nossa comunidade escolar retoma o fôlego para prosseguir.
E prosseguir para o melhor.