terça-feira, 25 de junho de 2013

NECESSIDADE E MOVIMENTO

Duas palavras aparentemente diferentes mas complementares.
Necessidade remetemos ao que é "inevitável" ou de "aspiração natural"
Movimento a "agitação em diversas direções.
Ousamos dizer que os diferentes não divergem, apenas se complementam. Mas, culturalmente, do nosso viver em família ou em sociedade, a maioria foi conduzida a defender o individualismo e não o coletivo.
Mas a necessidade maior é "inevitável". Adiada sim, não extinguida. Mesmo que não acompanhando de forma mais direta e intensa o momento do "acorda Brasil" que sacudiu nosso país, sentimos que as mudanças que vinham ocorrendo mesmo que muito de forma pequena e lenta ganham um novo impulso. O que não podemos é nos deixar desanimar, ainda com os pensamentos de que isso é momentâneo ou com os acontecimentos de vandalismo.
E apesar de muitas necessidades estruturais em nossa escola, desde a parte elétrica, espaço físico, ambiente adequado para as atividades com os alunos, a escola vai fazendo o que está ao seu alcance. E uma das atividades para movimentar nossa escola também é direcionada aos professores. É preciso que o professor também continue seu aperfeiçoamento, mas para isso é preciso estar disponível.
Profº Marco Buro, do Nte-Ananindeua e professores na Oficina de Impress
Professores na Oficina de Fotografia e Profº Marco Buro do Nte-Ananindeua

E quando encontramos pessoas que se dispõe a ensinar e compartilhar não apenas seu conhecimento, mas suas experiências, muito mais motiva os que trabalham com educação nas escolas. São as práticas diferenciadas que nos dão novos direcionamentos para trabalhar com os alunos.
E o apoio da escola é importante para as mudanças acontecerem, desde a administração da escola, professores, alunos e seus demais profissionais.
Isso ficou expressivo nos dias 19, 20 e 21/06/13 em que os professores receberam, pelo turno da manhã e tarde, formação direcionada para utilização de recursos digitais nas atividades pedagógicas com os alunos.
Nesse período houve Oficina em Fotografia e Apresentação Digital no Impress, com assessoria do Profº Marco Aurélio Buro do Nte-Ananindeua. O assunto é extenso e três dias ficou insuficiente para explorar mais.
Entretanto, já é um motivador para o professor ter elementos para dinamizar cada vez mais suas aulas ou mesmo prosseguir a sua busca de aperfeiçoamento e experiência.
A escola agradece a todos que participaram das formações e ao Nte-Ananindeua pela assessoria do Profº Marco Buro que esteve nos ajudando a dominar um pouco mais as ferramentas da fotografia e impress. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário