terça-feira, 19 de agosto de 2014

LEITURA & O SER HUMANO

O que é preciso para um pleno desenvolvimento de um ser humano?
Poderíamos fazer um lista de muita, mas muita coisa mesmo ...
Entretanto, há um importante aspecto da vida que é preciso estar atento. Aprendemos, durante nosso processo de socialização, como conviver em sociedade, suas normas, tradições, cultura, arte, etc. Mas se pararmos e bem observarmos constataremos que vivenciamos com frequência a leitura em nossa vida.  E se a leitura for bem trabalhada, ou se tiver um mínimo de atenção desde a tenra infância, muita coisa pode ser diferente na vida de cada um. Esse trabalho começa em casa, continua na escola, no trabalho, e por aí vamos.
Penso que tão importante quanto ler é como se lê.
Profº Orlando Tadeu
E como ler, é um processo que dependemos de outras pessoas no início, mas com a criação do hábito da leitura, vamos adquirindo nossa autonomia.
Somos livres para escolher,  para pensar e, riqueza maior, para  produzir.
E o exercício de produção, principalmente na escola, dá-nos a possibilidade de descobrirmos outros mundos.
Essa descoberta ganhou mais uma possibilidade em nossa comunidade escolar. Porque apesar dos obstáculos, que podem ser de diversas ordens, a sala de leitura está começando a ser estruturada para ser utilizada por todos.
Primeiramente está conosco o Profº Orlando Tadeu, no turno da manhã para dar esse pontapé inicial para o funcionamento desse importante espaço da escola. Por enquanto, desde a estrutura física, levantamento de material, definição de horário e atividades tudo está sendo analisado, planejado para que possa ser oferecido à comunidade escolar o espaço de forma adequada. 
Há tanto que falar sobre a leitura, da importância que ela tem na vida de todos, assim como da desvalorização que ela sofre por parte de muitos, principalmente pelos gestores públicos. Pois é, desaguamos de novo na questão política. Por que será?
Muita coisa passa pela política, essencialmente a boa vontade de investir numa educação de qualidade para todos. Mas se apenas a obediência cega, sem nenhum tipo de contestação interessa a muitos, esses vão fazer de tudo para que a melhoria na educação fique para trás.
Mas nós estamos aqui, do outro lado para continuar um caminho diferente. Vamos continuar a acreditar nas crianças e jovens, mas porque estamos nos mexendo, fazendo alguma coisa, oferecendo para eles elementos para que trabalhem para mudar.
A comunidade escolar não vai mudar a sociedade, mas pode e deve fomentar nas mentes, a vontade de fazer e não apenas observar.
Seja bem vindo Profº Orlando Tadeu, para aproveitar mais uma oportunidade de alimentar nas mentes momentos de descobertas. Muito mais vamos descobrir de agora em diante ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário