terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO


Que elementos podemos utilizar para medir se determinada escola desenvolve um ensino de qualidade?

  • Se é pública ou particular?
  • Pela sua estrutura física?
  • Pelas ações que desenvolve?
  • Pelo planejamento, ou pelo projeto político pedagógico?
  • Pela quantidade de crianças ou jovens que ela atende?
  • Pela localização geográfica?
  • Pelo grupo de profissionais que nela trabalham?
  • Se tem recursos ou sala disso ou daquilo?
Meus caros, não sei dar essa resposta não. Mas sei o que acontece na nossa Comunidade Escolar, com a qual me habituei a denominá-la neste tempo que aqui estou: Comunidade Escolar Walter Bezerra Falcão.


Sabemos todos que muito mais poderia ser oferecido e realizado com as crianças e jovens neste país, tanto por parte do governo como nossa também enquanto profissionais. Mas, particularmente, temos diversas particularidades que muitas das vezes entravam nossas ações nas escolas, mas justiça seja feita em outros momentos encontramos aqueles que colaboram para que as coisas funcionem.

Para esta escola aqui, sempre vamos encontrando alguns para parceria, como o Nte-Ananindeua, os recursos destinados para os projetos pelo PROEMI/JF, o grupo religioso da Paróquia N. Sra. das Graças e da Escola Salesiano, a equipe da Use 14, os professores, técnicos, gestores e todos os demais funcionários, pais e alunos ao longo destes anos foram sendo parceiros para as ações desta escola.

Claro que muitas das vezes para algumas ações fazemos muita expectativa, em outras elas se desenvolvem de uma tal maneira que ficamos entusiasmados com o que é produzido, como foi este ano letivo O Dia da Consciência Negra, que estava sob a coordenação dos Professores Nazareno e Amanda.

Muitas outras ações tem sido desenvolvidas ao longo desses anos como o Pacto pela Educação, a Pesquisa in Loco na Comunidade Quilombola, a excursão ao Mangal das Garças e ao Arte Pará 2014.

 Mas aqui fazemos alusão a importância dos espaços pedagógicos, que não são o principal, mas podem ser um apoio potencializador das atividades que são desenvolvidas com os alunos.

Ao longo desse anos na SIE (sala de informática educacional) foi possível tornar um espaço, observado por muitos como sendo apenas um "cyber" ou um local que está dentro de uma escola sem gerar algo produtivo. Mas esse é um espaço para todos e para tudo.

Porque tudo?
Ora, quem conhece, sabe que a escola já recebeu promessas de reformas e até hoje nada, mas não é por isso que paramos com o que queríamos realizar. Temos recursos, vontade, projetos, mas não o espaço adequado. Por isso os espaços pedagógicos que temos, são utilizados para pesquisa, reuniões, formações, planejamentos, camarim, projetos, enfim o que for possível contribuir para fazer com que as ideias saiam do papel.

Então, caros amigos, a qualidade na educação é possível, não é um sonho irrealizável ou uma simples utopia. Depende da atitude de cada um de nós. Daquele que governa ao que está sentado numa cadeira na sala de aula.


Somos a melhor escola? Provavelmente não estaríamos cogitados dentro deste esteriótipo, considerando as pesquisas de números apenas que são feitas.
Mas estamos no cotidiano da escola, e tanto os alunos como professores e os demais colaboradores que pela escola vão vindo e indo, nos dá a certeza que ao se decidir por colaborar, mesmo que de forma indireta para a realização de ações nesta escola, é possível contribuir para essa busca de melhorar a educação no nosso país.
Vamos somar a isso, a boa vontade, o apoio, a colaboração e muito melhor ainda as críticas. Tudo nos faz parar, respirar e pensar: como é possível ficar melhor?
E no ano letivo de 2014 a escola ganhou mais um espaço importante, como em outras postagens já foi mencionada: a biblioteca

 Esse é um espaço que está conquistando cada vez mais o carinho e, principalmente, assiduidade dos alunos. Com certeza o ano de 2015 promete muito.

Mas em particular, devemos dar valor aos nossos professores que utilizam todos os recursos que é disponibilizado, não apenas para a culminâncias de seus projetos. Mas solicitam para aprender a manusear, conhecer seu funcionamento. E o melhor é eles que incentivam os alunos a utilizarem também.


Afinal de contas, esses jovens que por aqui vem e vão, aprendem mas também nos ensinam. Como bem falou a Profª Dina Souza no Dia da V Mostra Literária: "cada um que aqui chega na escola, nos dá a oportunidade de aprender também"
Várias  ações já foram realizadas por toda a comunidade desta escola (pais, alunos, professores, gestores, técnicos e todos os colaboradores que aqui trabalham) e agradecemos a oportunidade que cada um deu para que este espaço da SIE pudesse ser mais um dentre aqueles que a escola tem para somar com as ações até agora realizadas.

Cada imagem (II Mostra de Língua Estrangeira, formações  com assessoria dos Professores Denis, Marco e Tony do Nte_Ananindeua, planejamento de excursões com os alunos) são algumas ações em que o espaço da Sala de Informática pode contribuir. Desde as formações com os alunos e professores, as pesquisas, aos trabalhos realizados, as transformações que vão ocorrendo, como na Biblioteca que temos agora o Profº Orlando Tadeu coordenando, as ações de solidariedade do Profº Sérgio Baía e alunos é necessário registrar e valorizar.

Mas vários outros aqui também ficam, como Profª Soraya, Profº Fábio, Profº Nazareno, Profª Amanda, Profª Núbia, Profª Rafaela Carmo, aos técnicos Linda, Josênia, Clara, Gestores Ruy, Márcio e Kétima e todos aqueles que aqui não tiveram o nome contemplado mas que estão sempre atuando junto as ações que vão sendo realizadas.  

  
Que tal relembrar algumas outras ações que aconteceram?







E neste final de ano letivo de 2014, deixamos com muita força um feliz 

PARABÉNS A TODOS  NÓS!!!
ALUNOS, PROFESSORES, GESTORES,
TÉCNICOS, ADMINISTRATIVOS E DE  APOIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA WALTER BEZERRA FALCÃO

Escola - instituição que se dedica ao processo de ensino e aprendizagem entre alunos e docente. O indivíduo entra na escola na infância ...