terça-feira, 27 de novembro de 2012

RECONHECENDO VALORES

Mas o que é mesmo consciência negra? Perguntou a estudante da 203, Maria Ellen durante a apresentação da sua turma. Quem é negro? Quem é branco? É possível nos distinguir desta forma? Num país chamado Brasil, temos uma oportunidade valiosa, apesar de muitas pessoas não concordarem: somos mestiços, miscigenados, misturados ou seja lá qual for a palavra que queiram denominar nossa população.
Profº Rogério (Capoeira)

Um passado jamais poderá ser apagado das nossas memórias, e ele nos é útil, não para lamentações ou sentimentos de ódio, rancor ou mágoa, mas para ser a lembrança do que jamais devemos aceitar que aconteça com qualquer pessoa, em qualquer época, em qualquer lugar que seja. Cada lugar, cada momento tem a sua dinâmica, mas dependem de construtores e contestadores, e esses somos todos nós.

 A Comunidade da Escola Walter Bezerra Falcão dá mais um passo, ganhando mais um ponto na disputa por espaço com um elemento invisível e pernicioso na sociedade: o preconceito.


Turma da 301 (manhã)
Técnicos, professores e alunos da manhã, tarde e noite trabalharam para realizar o Projeto Consciência Negra: Resgatando Valores

No período de 19 a 23 deste mês, nas salas de aulas, leitura e informática, a comunidade escolar desenvolveu suas atividades. Foi utilizado desde as pesquisas na sala de leitura e sala de informática, como a produção de poesias, slides, músicas e alguns filmes e documentários.



Dia da Consciência Negra. Esse é o dia, não de um simples reconhecimento, mas de um posicionamento: respeito

Alunos da manhã

Alunos da tarde


Músicas, poesias, apresentações com vídeos e slides e arquivos preciosos encontrados, foram apresentados pelos alunos. Agradecemos aqui, as palestras que houveram na escola com o Profº Júlio Cesar (à noite) e Profº Rogério (pela manhã) às professoras Amanda Cruz (História), Patrícia (Língua Portuguesa e Literatura) Dina Souza (Lingua Portuguesa e Literatura), Sandra (Sociologia) ao Profº Nazareno (Geografia) Jessé (Sala de Informática) e a todos os demais professores e funcionários que ajudaram os alunos nesta atividade

Turmas da Tarde (303 e 304)

No turno da tarde, foram tantos trabalhos desenvolvidos pelos alunos que nada ficou a dever. A noite alunos e professores continuaram a dar ênfase nos trabalhos.

Alunos, Direção e Professores da Noite
Alunos e Professores da Noite
E nenhuma área de conhecimento se exclui do momento. Da Educação Física (Profª Luciana), ao Inglês (Profª Aline) até Artes (Profº Wilson) todos estão com seus alunos no evento.
Palestra aos alunos da noite com o Profº Júlio Cezar

Parabéns a todos aqueles que respeitam em todos os aspectos a cultura negra, um elemento da nossa população que sofreu muito, mas é o exemplo de resistência à qualquer tipo de exploração.
VIVA ZUMBI. AXÉ A TODOS.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário